Publicada em 29/03/2023
Cruz Alta tem três casos confirmados de dengue no ano de 2023. Outros três casos estão em investigação. Segundo Tamara Lorenzon, da Vigilância em Saúde, a contaminação aconteceu em outros municípios da região. O estado de saúde dos contaminados é estável.
Com isso, Cruz Alta é considerado um município infestado, ou seja, já temos a presença do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
Tamara ressalta a importância dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito. “Precisamos sempre supervisionar nossos pátios, quintais, dar uma atenção especial as garrafas vazias, potes de cachorros, vasos, etc.”.
Atualmente, o município tem 18 agentes de combate a endemias que realizam um trabalho diário de orientação e prevenção nos bairros da cidade.
Para denúncias de terrenos abandonados ou com acumulo de lixo é possível entrar em contato com a Vigilância Sanitária que fará a eliminação do foco, pelo telefone 3324-3869.
A Dengue
A dengue é uma doença transmitida por um vírus e tem como principal vetor o mosquito Aedes aegypti. A transmissão ocorre pelo ciclo homem-mosquito-homem, ou seja, a fêmea do mosquito pica a pessoa infectada. Em poucos dias, o vírus se multiplica no inseto (período de incubação) e vai para a sua saliva. Após esse período, o mosquito transmitirá o vírus em todas as picadas que realizar durante sua vida. Para se considerar um caso suspeito de dengue, a pessoa deve ter estado nos últimos 14 dias em área onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha a presença de Aedes aegypti.
Principais sintomas da dengue
● Febre alta acima de 39°
● Dor no corpo e articulações
● Dor atrás dos olhos
● Mal estar
● Falta de apetite
● Dor de cabeça
● Manchas vermelhas no corpo
● Aumento progressivo do hematócrito (medida da proporção de hemácias no sangue)
Confira algumas dicas de prevenção
● Encha os pratos dos vasos de plantas com areia até a borda
● Troque a água e lave o vaso das plantas aquáticas com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana
● Troque a água dos animais de estimação e lave as vasilhas constantemente
● Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre fechada
● Caixas d'água também devem permanecer fechadas e todos os objetos que acumulam água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo; limpeza também deve ser feita constantemente
● Folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas também precisam ser removidos
● Garrafas e recipientes que acumulam água devem ser sempre virados para baixo
● Mantenha materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto
Com informações - Repórter Cidade Amauri Rodrigues
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações