Publicada em 24/04/2023
Após o feriado de Tiradentes, a vacinação contra a gripe e covid-19 retorna nesta semana em Cruz Alta. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a orientação de que as vacinas podem ser aplicadas juntas, em qualquer idade, sem precisar de intervalo entre as aplicações.Confira os locais e os horários de aplicação:
GRIPE
Para os grupos prioritários adultos, a vacinação está sendo realizada em todas as ESFs, no Serviço de Atendimento Especializado de DST/Aids-SAE e no Centro de Saúde da Mulher e da Criança. O horário de aplicação é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Já a vacinação infantil está sendo feita, nos mesmos horários, no Centro de Saúde da Mulher e da Criança, ESF Alvorada, ESF Vila Nova, ESF Jardim Primavera, ESF Centro, ESF Toríbio Verissimo, ESF Abegay, ESF Santa Rita, ESF Brum, ESF São Genaro e UBS Benjamin Nott.
Podem se vacinar:Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes (qualquer idade gestacional); Puérperas (até 45 dias após o parto); Indivíduos com 60 anos ou mais de idade; Povos indígenas (toda a população indígena a partir dos 6 meses de idade); Professores e demais trabalhadores da educação do ensino básico e superior – Os professores e demais trabalhadores de creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes, EJA e superior, de caráter público e privado; Trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados; População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a partir de 6 meses de idade (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados, portadores de trissomias); Forças de segurança e salvamento (policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis e guardas municipais); Forças armadas (membros ativos da Marinha, Exército e Aeronáutica); Pessoas com deficiência permanente (deficiência auto declarada); Caminhoneiros (motoristas); Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores Portuários (qualquer trabalhador, incluindo área administrativa).
COVID-19
A vacinação contra a Covid-19 está sendo realizada nas Estratégias de Saúde da Família do Centro, Toribio Verissimo, Alvorada, Brum, Jardim Primavera, São Genaro, Benjamin Nott, Abegay, Santa Rita e Vila Nova. A aplicação ocorre das 8h30 às 11h30, e das 13h30 às 16h30.
Vacinação Bivalente - Estão sendo imunizados com a vacina bivalente os grupos: Pessoas com 60 anos ou mais, Imunossuprimidos (a partir de 12 anos de idade), gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade) epessoas com comorbidades citadas na Nota Técnica do Ministério da Saúde (a partir de 12 anos).
Para receber a dose, é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto por duas doses das vacinas monovalentes.
É necessário apresentar o documento de identidade ou cartão SUS e carteira de vacinação, e, no caso dos imunossuprimidos é fundamental apresentar o comprovante da doença.
As pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para receberem as vacinas bivalentes, ou que não iniciaram o esquema vacinal ou, ainda, estão com o esquema vacinal incompleto contra a COVID-19, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas monovalentes.
VACINAÇÃO INFANTIL:Bebês a partir de seis meses até menores de 5 anos também podem receber a primeira dose. A aplicação acontece nas ESFs Alvorada e Centro. Crianças de 3 a 4 anos, podem ser vacinados com a primeira dose na ESF Centro, e aquelas, nesta faixa etária, que iniciaram o esquema com a Coronavac (4 meses após a segunda dose), recebem a terceira dose na ESFs Alvorada e Centro.
É necessário comparecer com um documento de identidade ou cartão SUS e a carteira de vacinação.
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações