Publicada em 14/05/2023
Mais de 100 pessoas participaram do 2ª Fórum Regional de Saúde Mental, na sexta-feira (12), sediado na Casa de Cultura Justino Martins. A organização foi da Secretaria Municipal de Saúde, através dos CAPS – Centros de Atenção Psicossociais – Bem Me Quer (infantojuvenil), Só Depende de Nós (álcool e drogas) e Saber Viver (portadores de transtornos mentais). A programação foi marcada por palestras ministradas por psiquiatra, terapeuta oriental integrativa e psicólogos, mostra de talentos, apresentação musical e depoimentos.
Em sua fala, a Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, destacou que a saúde mental dos profissionais da educação, saúde e assistência social, são fundamentais, uma vez que estão na ponta do sistema, acolhendo as pessoas. “O fórum é um momento para falar e aprender sobre saúde mental que deve ser cada vez mais fortalecida. A saúde mental é um complexo de patologias, que vão desde doenças que podem ser preveníveis ou relacionadas a álcool e drogas, ou, ainda, doenças que possuem cada vez mais tratamentos modernos”, diz.
A Secretária de Saúde, Daura Melissa Costa Beber Westphalen, falou sobre a importância do cuidado da saúde mental, referindo-se, em especial, aos profissionais da área da saúde. “Debater e promover esta reflexão é fundamental. Precisamos nos cuidar e trabalhar com a nossa mente. Enquanto profissional, ela precisa estar bem organizada para que possamos fazer o acolhimento humanizado dos nossos pacientes”, diz.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações