Publicada em 18/05/2023
Nesta quinta-feira (18), às 10h, será realizada uma programação especial em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a data.
A atividade será desenvolvida com as crianças do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sol e Mãe no Calçadão II, no Centro de Cruz Alta. Serão distribuídos panfletos, com o intuito de sensibilizar a comunidade sobre a temática.
SOBRE A CAMPANHA
Nesse dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada de forma indescritível. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, desfigurado por ácido. Os agressores nunca foram devidamente punidos. Após uma mobilização intensa, o movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, que estabeleceu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A proposta do dia 18 de maio é destacar essa data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a se envolver na luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É fundamental garantir a todas as crianças e adolescentes o direito de desenvolver sua sexualidade de maneira segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Em caso de suspeita, as pessoas podem denunciar por meio do Disque Direitos Humanos, no número 100, ou entrar em contato com o Conselho Tutelar pelo telefone 3322-7890.
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações