Publicada em 21/05/2023
Marcada para acontecer de 2 a 5 de julho, Cruz Alta terá três delegados representando o município na 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília.
Betieli Ebling, usuária representando a UAMCA- União das Associações de Moradores de Cruz Alta; Fabrício Guterres, usuário representando os Deficientes físicos e Ana Cristina Almeida, Coordenadora do Caps AD e Assistente Social, foram escolhidos durante a 9ª Conferência Estadual de Saúde, que aconteceu nesta semana, em Porto Alegre.
Para Ana Cristina, a importância da participação é de estar buscando a aprovação de propostas que irão resultar em melhorias nos atendimentos do SUS, bem como representar a Macro Regional Missioneira.
Fabrício enfatiza que o melhor disso tudo é poder ajudar a elencar as propostas que vão beneficiar a comunidade. Já Betieli destaca que, em 2015, pela XV Conferência de Saúde, foi reiterada uma estratégia de fortalecimento do controle social. “E a missão do controle social do SUS é reunir mentes e corações onde nós possamos juntos fazer da prática da democracia participativa um instrumento de resiliência, união e de luta para que o povo brasileiro possa viver mais e melhor”, comenta Betieli.
Cruz Alta realizou a etapa municipal da Conferência no final do mês de março. Na oportunidade, foram elaboradas e aprovadas propostas e diretrizes que atendam às necessidades de saúde da população e eleitas, de forma paritária, pessoas delegadas que participaram da conferência estadual de saúde.
SOBRE A CONFERÊNCIA NACIONAL
A 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília (DF), pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde.
O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do SUS.
Com Informações da Prefeitura Municipal de Cruz Alta
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações