Publicada em 24/05/2023
Na terça-feira, 23 de maio de 2023, a 2ª Companhia Ambiental de Cruz Alta da Brigada Militar realizou a operação “Canto Livre” no combate à criação ilegal de pássaros silvestres em cativeiro na cidade de Cruz Alta.
Durante a operação foram realizadas diversas diligências em locais onde havia criação ilegal de pássaros silvestres, com foco no Bairro São Jorge/Malheiros.
Foram atendidas 08 ocorrências ambientais que resultaram na apreensão de 64 pássaros silvestres, entre eles espécies conhecidas como: Cardeal, Azulão, Trinca-ferro, Canário, Tico-tico, Tiê-preto, Tupi, Pintassilgo, Coleirinho, Frade, entre outros, que além de estarem em cativeiro ainda apresentavam sinais de maus-tratos.
Foi constatado também 07 galos finos (utilizados para rinha) em situação de maus-tratos, que foram apreendidos e deixados a um fiel depositário.
Foi efetuada a soltura de 47 pássaros, que se encontravam nas condições necessárias para voltar à natureza, e os outros 17 serão entregues no Mantenedouro da Fauna São Bráz para que passem por reabilitação e possam retornar à vida livre, bem como, foram destruídas 47 gaiolas.
A Polícia Ambiental contou com o apoio da equipe da Coordenadoria de Bem-Estar Animal para a realização da operação.
Foram confeccionados 08 termos circunstanciados e os autores serão encaminhados para audiências pelos crimes de manter animal silvestre em cativeiro e maus-tratos à animais.
Com informações do Repórter Cidade Amauri Rodrigues e Brigada Militar
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações