Publicada em 07/06/2023
Apesar dos estoques de bolsas de sangue, estarem em níveis controlados no Hemocentro Regional de Cruz Alta, nas últimas semanas, foi registrado o aumento de demanda de solicitações. “Precisamos contar com a ajuda das pessoas para termos sangue para abastecer os hospitais”, comenta a Coordenadora do Hemocentro, Angélica Trentini.
Angélica lembra que o sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia, além de doenças oncológicas que frequentemente necessitam de transfusão. A Coordenadora reforça que existe a necessidade de todos os tipos sanguíneos.
Para doar sangue é preciso apresentar um documento original e oficial com foto, podendo ser a carteira de identidade (RG), carteira profissional ou carteira de motorista.
É fundamental estar em boas condições de saúde, ter entre 16 a 69 anos, sendo que jovens de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados do responsável legal (pai ou mãe) e a primeira doação deve ser realizada até os 60 anos de idade.
Também é necessário pesar pelo menos 50 kg; ter dormido bem na noite antes da doação; e estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos antes da doação. Outros critérios serão avaliados na triagem clínica de doadores de sangue.
De acordo com as normas do Ministério da Saúde, homens podem doar até 4 vezes no ano, respeitando o intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, enquanto as mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalo de pelo menos 90 dias.
O Hemocentro está localizado na Rua Barão do Rio Branco, número 1445. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone 3326-3168.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações