Publicada em 14/06/2023
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), vinculado à Secretaria da Saúde, confirmou na terça-feira (13) mais dois óbitos por dengue no Rio Grande do Sul. Trata-se de um homem, residente em Condor, de 65 anos, e uma mulher, residente de Rolante, de 29 anos. O total em 2023 chega agora a 46 óbitos.
Os dois óbitos ocorreram no final de maio, nos dias 26 e 31 de maio respectivamente. Ambas pessoas tinham comorbidades.
A SES reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.
As mortes confirmadas e que constam na base de dados do governo aconteceram em: Ijuí (8), Ibirubá (5), Encantado (4), Porto Alegre (4), Santa Maria (3), Roca Sales (2), Não-Me-Toque (2), Passo Fundo (2), Bento Gonçalves (1), Gramado (1), Jaguari (1), Jóia (1), Lajeado (1), Lindolfo Collor (1), Morro Reuter (1), Nova Alvorada (1), Novo Barreiro (1), Selbach (1), Sinimbu (1), Travesseiro (1), Estrela (1), Muçum (1), Rolante (1) e Condor (1).
Situação epidemiológica
Neste ano, o Rio Grande do Sul já registra 21.935 casos confirmados da doença, dos quais 19.930 são autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado, com os demais sendo importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local).
Com informações da Secretaria Estadual da Saúde
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações