Publicada em 05/07/2023
Em Brasília, a Prefeita de Cruz Alta Paula Rubin Facco Librelotto esteve reunida, na tarde da segunda-feira (03), com o Diretor-Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício de Oliveira Galvão, para tratar sobre investimentos e melhorias na BR-158 e do estudo de implementação do contorno ferroviário no município. Participaram da reunião o Deputado Federal, Pedro Westphalen; o Deputado Estadual, Rafael Braga Librelotto; a prefeita de Pejuçara, Flaviana Basso e o vereador de Pejuçara, Matheus Villani Perlin.
Durante a reunião, Paula destacou a importância da BR-158, como uma das principais rodovias da região, responsável pelo escoamento de produtos agrícolas, pecuários e industriais. Ela ressaltou a necessidade de investimentos para garantir a manutenção adequada da estrada, incluindo a construção de terceiras faixas, duplicação e sinalização, a fim de proporcionar condições seguras para o tráfego de veículos e reduzir os riscos de acidentes.
Também foi solicitada ao DNIT a conclusão das obras no trevo entre a BR-158 e o acesso à localidade de Benjamin Nott. A Prefeitura realizou no ano passado a pavimentação asfáltica do trecho até a estrada de chão, bem como está em andamento às obras de pavimentação em bloco intertravado até a localidade. O trecho de acesso à rodovia no entroncamento com a BR-158 não recebeu a pavimentação asfáltica por tratar-se de uma área de domínio do DNIT.
Outro importante tema tratado durante a reunião com os representantes do DNIT foi o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA), para resolução de conflitos ferroviários nos meios urbanos do município, assim como do projeto de implementação do contorno ferroviário.
No final da reunião foi entregue ao DNIT a solicitação para conclusão das obras de construção das vias paralelas da BR-158 no entroncamento com a RSC-377. O DNIT realizou alguns anos atrás o investimento nas vias paralelas no trecho entre as avenidas Saturnino de Brito e Plácido de Castro, porém faltou à pavimentação de um trecho de aproximadamente 600 metros, o que dificulta a trafegabilidade diária nesta importante extensão econômica de nosso município. No local estão instaladas grandes empresas do agronegócio, hotéis e restaurantes.
Com informações da Prefeitura de Cruz Alta
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações