Publicada em 13/07/2023
A Secretaria Municipal de Saúde vem reforçando a recomendação para que meninos e meninas de 9 a 14 anos recebam as duas doses da vacina contra o HPV. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal. Inserido no calendário vacinal em 2014, o imunizante é a melhor forma de prevenir contra doenças causadas pelo papiloma vírus, como verrugas genitais, lesões pré-cancerosas e câncer do colo do útero e genitais.
Em Cruz Alta, Joice Miron Grenzel, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, salienta que a aplicação das vacinas é feita em todas as salas de vacinação, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Para ser vacinado, basta comparecer levando documento e a caderneta de vacinação da criança e do adolescente. “A procura ainda é baixa, já que existem muitos tabus em relação a essa vacina”, diz Joice.
Joice lembra que a vacina é recomendada para crianças e adolescentes entre nove e 14 anos porque está comprovado que nesta faixa etária há uma maior imunogenicidade, ou seja, uma ampliação de formação de produção de anticorpos neutralizantes contra esse vírus.
O que é o HPV?
Vírus transmitido pela relação sexual ou pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas, o HPV é responsável pela quase totalidade dos casos de câncer do colo do útero, por mais de 90% dos casos de câncer anal e por 63% dos cânceres de pênis, além de parte de outros tipos de tumores, como os de garganta, vulva e vagina.
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações