Publicada em 18/07/2023
O Núcleo de Justiça Restaurativa de Cruz Alta, realizou na manhã do último sábado(15), mais uma atividade na rede de educação. Professores e funcionários da Escola Estadual Doutor Catharino de Azambuja receberam seis Facilitadores de Círculos de Construção de Paz, que aplicaram a metodologia vivencial, promovendo um momento de sensibilização e interconexão através do diálogo e do fortalecimento das relações.
Os participantes definiram o encontro como de profundo aprendizado, permitindo a cada um que expressasse seus valores, sentimentos e necessidades. A Facilitadora Mariley Schneider destacou "que foi um Círculo realmente significativo e desafiador, pois ao relembrarmos a nossa história, a nossa infância, as emoções foram muitas alegrias, tristezas, cada um abrindo seu coração".
SOBRE OS CÍRCULOS
Os Círculos de Construção de Paz, metodologia da Justiça Restaurativa, permitem que cada participante fale de si e seja reconhecido, ao mesmo tempo que o grupo estabelece uma relação de cuidado e de respeito, incentivando o compromisso coletivo de promover o bem-estar de todos.
O Núcleo de Justiça Restaurativa, coordenado pela psicóloga Liege Suptitz, é responsável pela execução do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa - Cruz Alta da Paz - que tem como objetivo principal desenvolver ações juntos às instituições e nas comunidades visando a prevenção e a solução autocompositiva de problemas e conflitos, promovendo o protagonismo na transformação pessoal e social, incentivando a construção da cultura da paz.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações