Publicada em 31/07/2023
A programação da 43ª Coxilha Nativista contemplou no sábado (29) o II Fórum Gauchesco de Surdos, evento realizado durante todo o dia, na Casa de Cultura Justino Martins. Participantes de cidades como Cruz Alta, Ijuí, Criciumal, São Luiz Gonzaga, e Porto Alegre, prestigiaram a programação. Oficinas, bate papo, libras, cultura gaúcha, roda de chimarrão e sorteio de brindes marcaram o evento.
Segundo o mediador, William da Motta Brum, o Fórum é um movimento de inclusão e contato da língua de sinais. "Estou muito feliz por esse momento que também é importante para a Coxilha Nativista", disse.
Márcia Elisa Lamaison, Técnica em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, salienta que a Administração Municipal tem dado grande enfoque para a questão da acessibilidade. “Um evento importante como a Coxilha, está a cada ano sendo ampliado, trazendo pelo segundo ano pessoas com deficiência em suas singularidades, possibilitando a eles prestigiarem as atrações do festival. Com o fórum, os surdos sentem-se acolhidos e inseridos, além disso, com este debate relacionado a cultura, eles criam os sinais”, disse.
Para a Educadora Especial, Bibiana Ferrão, uma das criadoras do Fórum, este é um movimento inicial, de suma importância para a comunidade surda em geral. “Considerando a falta de especificidades da cultura gaúcha para a comunidade surda, eventos como este tornam-se fundamentais”, comentou Bibiana.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações