Publicada em 20/08/2023
A Secretaria Municipal de Saúde lançou na tarde da última quarta-feira (16), no CRAS Um Lugar ao Sol, o projeto “Por Elas”, que também conta com a parceria da Procuradoria Especial da Mulher, Centro de Referência Maria Mulher, Delegacia de Polícia Regional de Cruz Alta, Patrulha Maria da Penha e Defensoria Pública.
A Secretária de Saúde, Daura Melissa Costa Beber Westphalen, explica que, periodicamente serão oferecidas palestras informativas, orientações jurídicas gratuitas para as mulheres e famílias, orientações de saúde de promoção e prevenção às doenças da saúde da mulher, acolhimentos etc.
De acordo com Daura, o projeto tem como objetivo alcançar a população dos bairros periféricos com os serviços prestados pela Rede de Apoio e Proteção às Mulheres vítimas de violência doméstica, divulgar as ferramentas disponíveis às mulheres quando há necessidade de buscar ajuda, integrar a Rede de apoio para expandir a atuação, bem como proteger e levar informação às mulheres.
Em conjunto com as instituições parceiras, o projeto será executado através da prestação dos serviços de proteção, orientação e prevenção à violência contra a mulher nas ESF’s e/ou CRAS das cinco macrorregiões da cidade de Cruz Alta.
“A promoção de saúde é uma responsabilidade comum a todos os setores da sociedade, e se viabiliza através da capacitação dos indivíduos e das comunidades, com o objetivo de aumentar através de esforços Inter setoriais a saúde e o bem-estar geral. A prevenção de saúde visa diminuir a probabilidade da ocorrência de uma doença ou enfermidade específica”, finaliza Daura.
A atividade também contou com a presença da equipe da Primeira Infância Melhor - PIM, equipe da ESF Jardim Primavera, bem como as agentes comunitárias de Saúde.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações