Publicada em 31/08/2023
Encerrando a programação da campanha do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Prefeitura de Pejuçara promoveu na última terça-feira (29) uma palestra com a Juíza da Segunda Vara Criminal de Cruz Alta, Dra. Katiuscia Kuntz Brust. Dentre vários pontos mencionados pela juíza, ela abordou os ciclos e os tipos de violência que a mulher enfrenta.
Também foi reforçado as as medidas protetivas que a mulher pode e deve tomar em caso de agressão. “Nós sempre alertamos que é preciso que elas falem, para isso, tem uma rede de apoio que dá o suporte e ampara elas através das Medidas Protetivas de Urgência da Lei Maria da Penha, ou seja: afastamento, proibição do contato, fixação de limite mínimo de distância, restrição ou suspensão de visitas com os menores e a fixação provisória de pensão alimentícia”, salienta Katiuscia.
A juíza alertou bastante sobre a preocupação que afeta não só a mulher, como também os filhos, e a família como um todo. “Isso reflete em toda a cadeia familiar. E é muito visível os sinais apresentados pelas crianças, por exemplo, que são as primeiras a refletir o ambiente tóxico através do comportamento apresentado como: depressão, insegurança, stress, conduta agressiva e queda no desempenho escolar”, sinaliza ela.
Com informações da Prefeitura de Pejuçara
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações