Publicada em 25/09/2023
Duas viaturas da Brigada Militar de Santo Ângelo foram acionadas para atender a uma ocorrência incomum no bairro Jari, onde um indivíduo teria invadido uma igreja e estaria causando destruição no local.
Ao chegarem ao local, os policiais constataram que um cidadão havia conseguido conter e imobilizar o indivíduo, que estava no chão. Segundo a Brigada Militar, o homem apresentava comportamento agressivo e demonstrava estar em um surto, levantando suspeitas de que poderia estar sob o efeito de drogas.
Dadas as condições e a necessidade de evitar que ele se machucasse ainda mais, foi mantido contido. Devido à situação crítica, uma equipe do Samu foi acionada e enviada ao local imediatamente. Enquanto aguardavam a chegada da equipe de resgate, os policiais observaram que ele subitamente parou de reagir e de respirar. Sem hesitar, os policiais iniciaram as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) com o intuito de salvar a vida do homem.
Foi solicitada urgência à equipe do Samu, para a ocorrência. Infelizmente, apesar dos esforços das autoridades, o homem não apresentou sinais vitais ao ser avaliado pela equipe médica do Samu, que confirmou seu óbito no local. Diante da situação, a Polícia Civil foi comunicada sobre o incidente, e o local foi isolado e preservado, aguardando a chegada da equipe do Instituto-Geral de Perícias (IGP).
Em entrevista para a reportagem do Grupo Sepé da cidade de Santo Ângelo, o delegado responsável pela Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Rafael dos Santos, informou que a perícia esteve no local e apura o fato. "Em princípio o homem teve um surto mesmo, havia usado droga e estava na casa de um amigo. Entrou numa paranoia de perseguição, pulou a janela e depois alguns telhados, até acessar uma residência que fica ao lado dessa igreja. Algumas pessoas o detiveram até a chegada da Brigada Militar. Na sequência ele desfaleceu e foi a óbito. Corpo encaminhado para a perícia para determinar a causa da morte."
A polícia continuará investigando o caso a fim de esclarecer os fatos que levaram a essa ocorrência e determinar se há responsabilidades a serem atribuídas.
O delegado Rafael confirmou que ele é um Cruz-Altense de 42 anos, identificado como Saturnino Silveira de Souza.
Com informações do Grupo Sepé de Comunicações – Santo Ângelo
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações