Publicada em 03/10/2023
Com o objetivo de proporcionar para a XVII Fenatrigo Agrotecnologia uma pegada de sustentabilidade com a separação e recolhimento dos resíduos, considerando que o processo de separação no descarte depende do hábito das pessoas de separar ou não, e ainda, sendo este um desafio quanto a questão ambiental e social, nesta edição da Feira, a Cooperativa UNICCA possui um espaço de representatividade e de inovação em tecnologia social.
De acordo com a Presidente da Cooperativa, Lidiane Jacques, as pessoas que passam pelo local, podem presenciar o início do processo da reciclagem até a confecção dos fardos de materiais para a venda à indústria da reciclagem, como primeira etapa da volta das embalagens, ao ciclo produtivo. O espaço conta com uma mesa de separação, onde trabalham três catadores/separadores que estão recebendo as embalagens recicláveis de outros catadores que efetuam o recolhimento durante a feira.
Lidiane explica que, os materiais são separados por tipos e quantificados para que seja sistematizado diariamente a quantidade recolhida, assim como o acumulado do recolhimento na feira. “Inclusive, esta informação estará disponível para o público”.
Fardos de materiais recicláveis serão expostos e sempre que tiver visitantes no espaço, um catador fará a demonstração do processo de separação e informará os produtos que serão produzidos a partir das embalagens enfardadas. “Esse espaço, já vem sendo organizado em feiras pelo país, em eventos sustentáveis que se preocupam com a quantidade de resíduos descartados”, finaliza Lidiane.
Com informações da Prefeitura Municipal/Jornalista Muriel Beituni Braatz
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações