Publicada em 05/10/2023
A Fazenda São João foi a sede da Abertura Oficial da Colheita do Trigo no Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira (5). A solenidade, que integra a programação da XVII Fenatrigo, contou com a presença do Vice-governador, Gabriel Souza, e do Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes.
Também estiveram presentes oPrefeita Paula Librelotto,Deputado Federal Pedro Westphalen, Deputado Estadual Rafael Braga,Presidente da Fenatrigo Moacir Medeiros,Presidente da Associação Fenatrigo Airton Becker,além de lideranças do setor agrícola, agentes políticos, técnicos, pesquisadores e produtores rurais.
Nesta safra as condições climáticas dos últimos meses, com chuvas excessiva em setembro e geada em agosto, é motivo de preocupação para os produtores. De acordo com o gerente regional da Emater de Ijuí, Fábio Pasqualotto, o número do potencial produtivo que foi perdido pelo excesso de água na lavoura já é superior a 20%.
“O que mais interfere agora é o volume de chuvas no mês de setembro, isso tem causado prejuízos ao produtor. Hoje já trabalhamos com um número superior a 20% no volume total de produção, em nível de região. Essa condição climática, com excesso de chuvas nos próximos 10 a 15 dias, pode trazer mais dor de cabeça aos produtores, porque vamos acabar tendo um trigo com menor qualidade o que afeta significativamente no preço pago ao produtor” ressalta Fábio.
No RS, segundo a Emater, a área cultivada na Safra 2023 está estimada em 1.505.704 hectares, e a produtividade prevista é de 3.021 kg/ha.
Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo
Grupo Pilau de Comunicações