Publicada em 29/12/2023
Considerando a obrigatoriedade da vacinação de todas as fêmeas bovinas e bubalinas de três a oito meses de idade contra a brucelose, a Secretaria Municipal de Agricultura disponibiliza ao produtor familiar, o receituário para a compra da vacina em uma casa agropecuária credenciada, bem como a aplicação, marcação dos animais com o número correspondente ao ano e o atestado de vacinação para ser entregue pelo produtor na Inspetoria Veterinária, onde é feito o registro das terneiras vacinadas.
A vacina é aplicada exclusivamente por médico veterinário, oficial ou autônomo, cadastrado na Secretaria Estadual de Agricultura. Ele emitirá o atestado de vacinação das fêmeas bovinas e/ou bubalinas.
Os produtores que descumprem a obrigatoriedade de vacinação estão sujeitos a penalidades como impedimento de retirar animais da propriedade, independente da categoria a ser movimentada, e aplicação de auto de infração e multa. Todas as bezerras, sendo de propriedades leiteira ou de corte, precisam ser vacinadas, justamente para estarem protegidas contra a brucelose.
Mais informações podem ser adquiridas através do telefone 3322-8833.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo
Grupo Pilau de Comunicações