Publicada em 03/01/2024
A Vigilância Ambiental em Saúde esclarece a população sobre como proceder, em caso de deparar-se com algum morcego. A Enfermeira, Tamara Lorenzon, salienta que, por serem considerados animais silvestres, os morcegos são protegidos por lei e não se pode simplesmente matá-los. A boa notícia, segundo ela, é que a espécie mais comum de morcegos, são os herbívoros que não representam perigo para seres humanos, desde que não sejam ameaçados. “Estes animais gostam de lugares com pouca iluminação, de preferência úmidos e por isso, costumam se instalar nestas partes da casa como forro e telhados”, diz Tamara.
Tamara explica que estes animais têm hábitos noturnos e, portanto, ficam entocados durante o dia, mas saem para se alimentar a noite. “Este é o horário em que a pessoa deve tomar as primeiras atitudes para remover morcegos, onde quer que seja o foco da infestação. Basta montar vigília por uma noite, para observar por onde eles estão entrando e saindo da residência. O segundo passo, é esperar todos saírem para se alimentar e fechar pacientemente, as possíveis entradas e saídas”.
Naturalmente, todas as espécies de morcego seguem um padrão comportamental ao longo do ano, que pode ser resumido desta forma:
• Inverno: a época da hibernação e, portanto, quando provavelmente deixam a sua residência para procurar um local mais apropriado;
• Primavera: quando acordam, tem um período ativo de caça e procriação, uma época em que será possível observar todos os pontos de entrada e saída;
• Verão: a época da ninhada, um período menos propício para tentar expulsar a colônia de sua casa;
• Outono: lentamente a atividade diminui, até o inverno, quando o ciclo recomeça.
Dentre as dicas caseiras para evitar a aproximação dos morcegos, estão:
- Naftalina: é um ótimo repelente de morcegos, mas funciona melhor em ambientes de baixa ventilação;
- Balões de Hélio;
- Papel Alumínio;
- Barulho e luminosidade do papel os afastam;
- Luzes e Espelhos;
- Spray de Água;
- Decoração de Natal: bolinhas de natal afastam pela luminosidade e brilho;
- Canela em Pó e fragrância de eucalipto.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo
Grupo Pilau de Comunicações