Publicada em 14/02/2024
Na terça-feira,13 de fevereiro de 2024, a Patrulha Ambiental de Cruz Alta (PATRAM), com a apoio da Coordenadoria de Bem- Estar Animal da Prefeitura Municipal de Cruz Alta, deslocou-se até a Rua Sepé Tiarajú, Bairro São Jorge, para atender uma denúncia recebida de maus-tratos à animais domésticos.
Chegando ao local foi constatado um cachorro, de porte médio, cor preta, com um ferimento em uma das patas dianteiras, onde o veterinário da Coordenadoria constatou que será necessária fazer amputação parcial do membro devido a gravidade do ferimento e pela quantidade de larvas de moscas que ali encontravam-se depositadas.
O cachorro foi apreendido e levado para tratamento ambulatorial no Canil Municipal da cidade de Cruz Alta, onde está sendo medicado e passará por cirurgia. A responsável, que já é reincidente em delitos da Lei de Crimes Ambientais, não se encontrava na residência, havendo ainda 6 gatos e 4 cães, os quais estão sendo tratados pelo vizinho que é parente da responsável.
A suspeita irá responder pelo crime de maus-tratos à animal doméstico, com pena de 2 à 5 anos de reclusão, multa e proibição de guarda e caso ela estivesse no local teria sido presa em flagrante e conduzida à Delegacia.
Lembrando à comunidade que o crime de maus-tratos não é somente bater ou matar algum animal, mas também mantê-lo na corrente, não dar acesso à água, comida ou abrigo adequado e também não providenciar o tratamento veterinário quando a animal encontra-se enfermo.
Com Informações da Patram -Brigada Militar e do Repórter Cidade Amauri Rodrigues
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações