Publicada em 18/02/2024
Na sexta-feira, 16, equipes de profissionais da ESF Centro, realizaram a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 para o grupo de acamados domiciliados. Maríndia Borges dos Santos, Enfermeira da ESF Centro, salienta a importância da população manter a vacinação em dia, em especial os grupos prioritários, os quais devem receber uma dose de reforço no ano de 2024 conforme determinação do Ministério da Saúde. “Através da vacina, evitamos formas graves da doença”, diz.
Durante a semana, em Cruz Alta, a vacina está sendo aplicada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, e das 13h30 às 17h, nas ESFs Brum, ESF Alvorada, ESF Vila Nova, ESF Abegay, UBS Benjamin Nott.
Vacinação para grupos prioritários:
Conforme o Ministério da Saúde, os grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19, são pessoas com 5 anos de idade ou mais e com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para as formas graves da doença. Portanto, esses públicos, têm indicação de dose anual ou a cada 6 meses .
Agora, a recomendação da vacinação para os grupos prioritários é a seguinte:
Uma dose de vacina contra a covid-19 bivalente a cada 6 meses para:
- Gestantes e puérperas;
- Idosos;
- Pessoas imunocomprometidas.
Uma dose de bivalente anual para:
- Pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI)* e Residências Inclusivas (RI) e seus trabalhadores;
- Indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
- Trabalhadores de saúde;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas privadas de liberdade de 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas;
- Pessoas em situação e rua.
* considerar a recomendação de uma dose a cada 6 meses para pessoas acima dos 60 anos que residem em ILPI.
Com Informações da Prefeitura Municipal.
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações