Publicada em 02/04/2024
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Ambiental em Saúde, realizou a aquisição de 120 litros de larvicida biológico com objetivo de ampliar a aplicação e, consequentemente, a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti em todos os bairros de Cruz Alta.
Com mais de duzentos casos confirmados de dengue e quase setecentos notificações de casos suspeitos, a aplicação deste larvicida visa interromper o desenvolvimento do mosquito, enquanto estão na fase de larva, em criadouros que não podem ser eliminados manualmente, como ralos, boeiros, lagos, açudes, pátios com matos e água parada. O bloqueio químico vem sendo realizado pela equipe de agentes de combate às endemias e seguirá nos próximos dias.
A empresa Simbiose Agro, uma das maiores produtoras de insumos microbiológicos do Brasil, instalada em Cruz Alta, fez a doação de mais 120 litros do produto ao Poder Público, para auxiliar na eliminação de focos do Aedes aegypti e assim no combate da doença no município.
A Secretaria de Saúde alerta sobre o índice de infestação do município e faz um apelo à população para colaborar, já que as equipes de combate às endemias estão a campo realizando inspeções de residências, bloqueios químicos e mutirões de limpeza, no entanto, é fundamental que cada morador faça a sua parte em relação aos cuidados básicos de limpeza de seus pátios e descarte correto do lixo, no dia a dia. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o aedes aegypti.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações