Publicada em 05/04/2024
A Educação Física é uma disciplina fundamental para o desenvolvimento físico, cognitivo e social dos alunos, mas, muitas vezes, ela pode ser um desafio para aqueles que têm necessidades especiais ou deficiências físicas. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma formação pedagógica em Educação Física Inclusiva e Esportes Adaptados, ministrada pelo professor Marcio Dias Velásquez, especialista em Educação Física inclusiva. Os temas trabalhados foram a reorganização e a importância da Educação Física no contexto da inclusão e adaptação em sala de aula e no ambiente escolar.
A formação ocorreu no turno da manhã, no Instituto Prof. Annes Dias, e na parte da tarde, na Escola Frederico Baiocchi. Participaram cerca de 30 professores, da rede municipal e estadual de ensino, de atividades teóricas e práticas de esportes adaptados, nas Quadras Poliesportivas, onde os educadores foram incentivados a desenvolver uma compreensão mais profunda das necessidades individuais dos alunos e a adaptar suas práticas pedagógicas para garantir uma experiência inclusiva para todos.
Segundo o coordenador Pedagógico da SME, Fernando Trentini, tornar a disciplina de Educação Física inclusiva vai muito além de simplesmente permitir que alunos com deficiências participem das aulas. “Trata-se de criar um ambiente onde todos os alunos se sintam valorizados e tenham oportunidades iguais de participação. A Educação Física inclusiva promove a aceitação da diversidade e o respeito mútuo entre os alunos”, comentou.
Com informações do Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações