Publicada em 12/04/2024
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Projeto Narrativas Negras, entregou a premiação dos estudantes vencedores do Concurso de Redação alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra. O concurso de redação foi realizado no mês de novembro de 2023, onde participaram alunos dos 7º e 8º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Cruz Alta.
Os alunos tiveram que escrever uma redação sobre o tema “Meu encontro com heróis e heroínas negras da história brasileira”, foram cinco escolas de ensino fundamental com séries finais participantes, onde os professores dessas escolas realizaram uma triagem, classificando os 21 melhores textos que foram enviados à SME para avaliação.
Os oito estudantes, autores das redações selecionadas, receberam um kit de materiais escolares como brinde, contendo lápis de cor, estojos completos, mochilas, além de bolas de esporte, como um incentivo à prática de atividades físicas. Os itens foram doados pela Secretaria de Educação e por vereadores.
Moacir Marchesan Júnior, enquanto Secretário Municipal de Educação, destacou a importância do concurso como um marco significativo no estímulo ao conhecimento e à valorização da diversidade histórica brasileira. "O concurso revelou novos talentos literários, incentivando a reflexão sobre a contribuição das personalidades negras para nossa história e valorizando a cultura afro-brasileira em Cruz Alta. Além disso, também reforça o compromisso da educação municipal com a promoção da igualdade e da inclusão”.
A jornalista e doutoranda, especialista em Educação Antirracista, Thayane Madruga, celebra a adesão dos alunos e escolas na atividade, uma vez que o objetivo foi incentivar a leitura, escrita e o conhecimento das histórias dessas personalidades. “Eles puderam acessar outras histórias, conhecer personagens para além de Zumbi e Dandara dos Palmares. Particularmente, sempre gostei muito de ler e escrever, pois fui conduzida a isto. É muito importante incentivarmos essas práticas aos nossos alunos. Temos muito ainda o que aprender sobre Letramento Racial. Agradeço aos amigos vereadores pelas doações, pois assim as crianças sentem-se valorizadas, sendo contar a economia familiar gerada, o aluno ganhando boa parte do seu material escolar”, afirma Thayane, coordenadora do Projeto.
O professor Moisés Quevedo, especialista em tecnologias para a educação, ressaltou a relevância da iniciativa, afirmando que durante o concurso os alunos e professores puderam se aprofundar no conhecimento de importantes figuras da história brasileira, muitas vezes esquecidas, mas que desempenharam papéis fundamentais em diversos aspectos da sociedade.
Para 2024, a ideia é dar continuidade na a parceria entre Narrativas e Secretaria de Educação. Será lançado um novo concurso de redação, que acontecerá no mês de julho, no chamado “Julho das pretas”, e novamente em novembro, mas com uma nova temática sobre a Consciência Negra, tendo em vista que o dia 20 de novembro, agora é feriado nacional da Consciência Negra. Em breve, serão disponibilizados os editais com todas as informações necessárias.
Os escritores premiados foram os alunos das seguintes escolas:
ESCOLA INTENDENTE VASCONCELOS PINTO
Isabelly Franciny Moura Santos
ESCOLA AMADO LACROIX
Matheus Dorneles Preto
Eduardo Grams da Silva
EMEF GETÚLIO VARGAS
Sarah Lana Cabral Garcia
Rafaela Santos Barreto
EMEF FRANCISCO PUPPO
Maria Eduarda Vaz Guimarães
EMEF CARLOS GOMES
Isabela Maciel
João Francisco Araújo Silveira
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações