Publicada em 22/04/2024
Com base no monitoramento realizado pela Unidade Sentinela, de 15 a 19 de abril, foram realizadas 260 consultas médicas para pacientes com suspeita de dengue.
A Unidade instalada na ESF Centro, conta com equipe organizada e estrutura bem equipada, com sala de triagem, sala de enfermagem, sala de coleta de exames e testagem, sala de observação, para hidratação e medicação, consultórios médicos, e distribuição de repelentes para quem precisar.
Bárbara, acompanhou a sua avó Eva dos Santos até a Unidade Sentinela, que estava apresentando sintomas de dengue. Dona Eva procurou atendimento na segunda-feira (15), foi avaliada e recebeu orientações da equipe, por recomendação médica retornou à Unidade na quinta-feira (18), quando fez os exames laboratoriais e recebeu o soro de hidratação. “Foi um atendimento bem rápido, o médico prontamente chamou ela, foi bem atencioso”, comentou Bárbara.
Outro paciente, homem de 32 anos (o paciente preferiu não ser identificado), procurou a Unidade Sentinela para realizar o teste rápido e receber um diagnóstico. Segundo ele estava sentindo muita dor no corpo e febre alta. “É uma doença grave, que está matando, precisamos procurar o quanto antes um atendimento médico”, frisou o paciente.
No período, foram realizados 121 testes rápidos de dengue, dos quais 37 reagentes; 86 pacientes fizeram hemogramas, 116 soroterapia e 260 pacientes passaram pela hidratação com soro caseiro.
A Unidade Sentinela, na Av. Venâncio Aires, 2149 - Centro, atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, sem fechar ao meio-dia.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações