Publicada em 06/05/2024
As recentes chuvas torrenciais que atingiram o Rio Grande do Sul deixaram um rastro de destruição em diversos municípios do estado. A Defesa Civil do RS orientou todos os municípios afetados a decretarem estado de emergência, visando agilizar os processos de assistência e recuperação. A situação de emergência é decretada quando o comprometimento é parcial, a crise é menos grave e ainda não afetou a população.
Essa medida tem como objetivo reduzir a burocracia na aquisição de materiais e contratação de serviços essenciais para a reconstrução das áreas afetadas. Desde a contratação de horas máquinas para reparo de estradas até a reforma de escolas e a distribuição de telhas para os mais vulneráveis.
Além disso, a liberação de recursos do Fundo de Garantia (FGTS) para os moradores das regiões afetadas está sendo facilitada, proporcionando apoio financeiro para aqueles que tiveram suas residências danificadas ou perderam seus pertences.
Em Cruz Alta 10 famílias foram realocadas por alagamento de suas moradias, e a Defesa Civil realizou 196 atendimentos de chamados da população. Ainda haverá prejuízos econômicos, visto que a colheita foi comprometida em muitas localidades de Cruz Alta.
Será encaminhado pela Defesa Civil, um relatório com informações precisas, sobre os endereços das pessoas que solicitaram apoio, bem como de todas as ocorrências atendidas pelo órgão.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações