Publicada em 23/06/2024
A RTC/CCGL marcou presença na 8ª Reunião da Rede ZARC – Zoneamento Agrícola de Risco Climático, realizada na Embrapa Sede, em Brasília. Geomar Corassa, gerente de Pesquisa da CCGL e coordenador da RTC, representou as cooperativas. O evento reuniu especialistas em políticas agrícolas, crédito e seguro rural, além de autoridades e representantes do setor produtivo para discutir a gestão de riscos climáticos na agricultura brasileira.
Na quarta-feira, 19, Geomar Corassa participou de um painel sobre o papel das cooperativas agropecuárias do RS na gestão de riscos e sustentabilidade dos produtores. O painel destacou a importância das cooperativas na disseminação de informação técnica e o uso de agricultura digital através da plataforma SMARTCOOP. Participaram também representantes das cooperativas Coamo, Comigo, Cocamar, Coopercitrus e Capal.
O ZARC é uma ferramenta que define regiões e épocas de plantio conforme os riscos meteorológicos. Em 2023, a RTC subsidiou o Ministério da Agricultura com informações que resultaram na ampliação da janela de semeadura da soja no RS. As informações do ZARC são utilizadas no Proagro e no seguro rural (PSR), disponíveis via aplicativo Plantio Certo.
Durante o evento, Dr. Giovani Faé, da Embrapa Trigo, apresentou a Operação 365 e discutiu o futuro do ZARC, que deverá evoluir para ZARC – Níveis de Manejo (Zarc-NM), incorporando práticas de manejo dos produtores na classificação das áreas para liberação de recursos.
Com informações da RTC/ CCGL
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações