Publicada em 11/07/2024
O senador Ireneu Orth (PP-RS) solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento um prazo adicional de 10 dias para o plantio de trigo no Rio Grande do Sul, em conformidade com as regras do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).
A medida visa minimizar os danos causados pelas enchentes de maio e a continuidade das chuvas, além de garantir a elegibilidade ao seguro rural. Orth explicou que o pedido foi motivado pelo excesso de chuvas, solo úmido e falta de recursos dos produtores para a compra de insumos.
O pedido, feito com urgência, foi definido em conjunto com agricultores durante o movimento SOS Agro RS, em Cachoeira do Sul, no dia 4. Orth destacou a importância do Rio Grande do Sul na produção nacional de trigo, contribuindo com 2,89 milhões de toneladas em 2023.
A prorrogação estenderia o prazo de plantio de 20 de julho para 10 de agosto, permitindo mais tempo para os triticultores semearam suas lavouras.
O que é o Zarc?
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é uma política agrícola que analisa clima, solo e ciclos de cultivares para gestão de riscos no campo, adotada pelo Brasil desde 1996.
Com informações do Correio do Povo
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações