Publicada em 12/07/2024
Na tarde desta quarta-feira (10), um morador de Cruz Alta foi vítima de um golpe de investimento por meio de uma rede social. O incidente foi registrado às 16h30min na Delegacia de Polícia de Cruz Alta. A vítima visualizou uma propaganda de investimento via Pix compartilhada por um amigo e, ao se interessar pela oferta, confirmou com o amigo se era confiável. Após receber uma resposta positiva, o número do aplicativo de mensagens do comunicante foi solicitado e encaminhado a um suposto gerente da plataforma de investimento.
O comunicante então recebeu uma chamada de áudio de um indivíduo que se apresentou como representante da plataforma e explicou as instruções para o investimento. Atraído pela promessa de um retorno duas vezes maior que o valor investido, o comunicante realizou dois pagamentos via Pix para contas distintas. No mesmo dia, ao verificar o saldo de sua conta, notou que um valor havia sido depositado.
Na sequência, o comunicante recebeu outra chamada de áudio para finalizar o investimento, que seria realizado em duas etapas. Durante essa ligação, foram solicitados códigos que apareceram na tela do celular da vítima. Após fornecer esses códigos, o comunicante percebeu que seu aplicativo de mensagens estava sendo transferido para outro aparelho. Ao questionar o suspeito sobre o problema, foi informado para não desligar o telefone e aguardar mais cinco minutos até a conclusão do procedimento.
Logo após, a vítima percebeu que sua conta do aplicativo de mensagens, bem como suas redes sociais, haviam sido hackeadas. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Cruz Alta para investigação.
Com informações da Polícia Civil
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações