Publicada em 22/07/2024
Uma confusão generalizada envolvendo jogadores, torcedores e dirigentes de dois clubes resultou em ferimentos em pelo menos três pessoas na tarde de ontem, 21 de julho, durante uma partida de futebol na localidade de Rondinha, em Jóia.
O incidente ocorreu aos 8 minutos do segundo tempo da partida entre São Pedro e Falabretti, quando um atleta expulso pelo árbitro Fernando Marques agrediu a bandeirinha número 1, Amanda Santos. Kassiano Souza, assistente número 2, tentou intervir e foi agredido com um soco no rosto pelo jogador revoltado.
Agressões e Hostilidades
A situação se agravou rapidamente, com o trio de arbitragem sendo pressionado e agredido fisicamente pelos jogadores. Kassiano Souza, natural de Ibirubá, mas morador de Cruz Alta e tendo como profissão vendedor de veículos, foi severamente agredido, recebendo socos e chutes enquanto estava caído no chão. As imagens divulgadas nas redes sociais mostram os seguranças contratados tentando conter os agressores enquanto Kassiano estava caído.
Segurança, Atendimento Médico e o acidente de trânsito
O prefeito de Jóia, Adriano Marangon de Lima, informou que a prefeitura contratou uma empresa privada de segurança devido ao baixo efetivo da Brigada Militar. Kassiano Souza desmaiou e foi levado para atendimento médico no Pronto Atendimento de Jóia em um veículo da prefeitura, já que não havia ambulância no local. Durante o trajeto, o veículo capotou em uma estrada de chão, após o motorista perder o controle, agravando mais ainda a situação.
Hospitalização e Estado de Saúde
No Pronto Atendimento de Jóia, os dois auxiliares de arbitragem e o jogador ferido foram socorridos e transferidos para o Hospital de Clínicas Ijuí (HCI), onde foram atendidos e liberados após exames. Gilberto Paranhos de Souza, diretor da Associação de Árbitros de Cruz Alta (AIACA), informou que os árbitros não sofreram lesões graves e foram medicados antes de retornar para Cruz Alta.
Investigação e Repercussão
O prefeito Adriano Marangon de Lima destacou que há diferentes versões do incidente, e que a falta de imagens do início da confusão dificulta a determinação das causas. A Polícia Civil está investigando o caso. Além disso, populares continuaram a briga pela cidade, causando tumulto e danos a veículos, conforme registrado em imagens divulgadas.
Considerações Finais
A violência nos campos de futebol é uma preocupação constante, e este incidente ressalta a necessidade de segurança adequada e medidas preventivas para proteger árbitros, jogadores e torcedores. A investigação da Polícia Civil será crucial para esclarecer os fatos e responsabilizar os envolvidos.
Com informações da Rádio Progresso de Ijuí / Imagem -Redes Sociais
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações