Publicada em 30/09/2024
Agentes da Receita Federal apreenderam joias de ouro avaliadas em mais de R$ 6 milhões no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, na noite de domingo (29).
O itens, encontrados com o auxílio de um equipamento de raio-x, estavam em cinco malas. As bagagens pertenciam a três passageiras que estavam saindo de Porto Alegre com destino ao Rio de Janeiro.
As viajantes informaram aos servidores da Receita que são funcionárias de uma joalheria na capital fluminense e estariam retornando de uma feira de joias realizada em Gramado, na Serra Gaúcha.
Elas apresentaram notas fiscais sem o detalhamento necessário para conferência das quantidades e valores das mercadorias, avaliadas de forma preliminar em mais de R$ 6 milhões. As joias foram lacradas para posterior contagem, valoração e verificação da documentação fiscal.
Segundo o chefe da Seção de Vigilância Aduaneira da Alfândega de Porto Alegre, auditor fiscal Erno Edison da Cunha, “a operação da Receita Federal visa investigar a origem do ouro, de forma a garantir que o mesmo não seja proveniente de garimpo ilegal. Portanto, devem ser apresentadas as notas fiscais de acordo com a legislação”.
Fonte: O Sul