Publicada em 06/10/2024
Neste 6 de outubro, 155,9 milhões de eleitores em todo o Brasil estão aptos a comparecer aos locais de votação e escolher prefeitos, vices e as novas composições das Câmaras de Vereadores de suas cidades. As disputas ocorrem, simultaneamente, em 5.569 municípios.
Ao todo, 15.574 candidatos postulam o cargo de prefeito e 431.997 pleiteiam uma vaga em legislativos municipais. No RS, quinto maior colégio eleitoral do país, são 1.214 candidatos a prefeito e 26.576 a vereador distribuídos entre os 497 municípios. Em 43 deles, apenas uma chapa disputa a prefeitura.
As corridas para os legislativos locais se encerram neste domingo e, na maior parte dos municípios, aquelas para o comando dos executivos também. Mas, em 103 cidades, a eleição para a prefeitura pode ter mais uma etapa. Enquadram-se nesta situação aquelas que possuem mais de 200 mil eleitores, o que inclui todas as capitais.
Nesses lugares, a disputa só termina no primeiro turno caso um dos candidatos obtenha maioria absoluta dos votos: metade mais um dos válidos. Caso contrário, os dois postulantes mais votados seguem na contenda e uma nova votação será realizada daqui a três semanas, em 27 de outubro. No RS, são cinco os colégios eleitorais com possibilidade de segundo turno. Pela ordem: Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Santa Maria.
Com informações do Correio do Povo/ TSE
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações