Publicada em 04/11/2024
Com intuito de ampliar e qualificar os serviços sociais e ambientais, através da coleta seletiva solidária, a cooperativa UNICCA (Cooperativa de Trabalho União de Catadores e Catadores de Cruz Alta) participou de dois editais federais, um do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e outro do Ministério das Cidades, onde foi contemplada. Com os projetos a cooperativa vai a partir de 2025 contar com: três caminhões novos, esteiras e empilhadeiras em todos os grupos, Projeto piloto de inclusão de catadoras e catadores individuais, e Projeto Piloto de compostagem de resíduos orgânicos.
Lidiane Jaques, presidente da cooperativa Unicca, destaca a importância do Poder Público para desenvolver a inclusão social e a proteção ambiental. “Ter governos parceiros que entendem o papel da reciclagem, é fundamental para ampliar os índices de reciclagem e a inclusão de catadores na cooperativa, beneficiando a sociedade inteira”, diz Lidiane. A Unicca conta com a parceria da Prefeitura de Cruz Alta, como apoiadora estratégica da cooperativa.
“Com os projetos, vamos implantar um modelo piloto de compostagem de resíduos orgânicos, iniciando com a participação de grandes geradores, bem como vamos iniciar um processo de organização de catadoras e catadores que trabalham com carrinhos e carroças na cidade”, enfatizou a presidente Lidiane Jaques.
A UNICCA, que é responsável pela prestação de serviço de Coleta Seletiva Solidária no município, realiza o recolhimento dos resíduos recicláveis em 47 bairros, o que corresponde a 65% dos materiais descartados pela população, ainda de 103 grandes geradores e contêineres na região central. A Cooperativa é autogerida por 51 catadoras e catadores, profissionais da catação e agentes ambientais, do município de Cruz Alta/RS.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo- Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações