Publicada em 11/11/2024
O Cruz-Altense Bernardo Caino Texeira Machado (19) foi selecionado para o projeto Young Farmers, iniciativa que levará 15 jovens produtores rurais gaúchos para realizar um programa de estudos no Canadá.
Por que o Canadá?
Segundo Paulo Herrmann, idealizador do projeto, a escolha do Canadá se deve à sua adoção de práticas sustentáveis, visando a conservação dos recursos naturais e a redução do impacto ambiental. O país investe significativamente em pesquisa e inovação agrícola.
"Escolhemos o Canadá porque é um país que acolhe bem e que necessita de imigrantes. Tem o tamanho do Brasil e uma população que é um quarto da brasileira. Então o nosso pessoal será muito bem recebido lá", afirma Herrmann.
Young Farmers
O projeto vem sendo gestado desde 2018, quando iniciaram os cursos de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural nos centros de treinamento da Emater/RS-Ascar.
A realização desta edição piloto tem apoio do Consulado do Canadá, PH Advisory Group, Overseas Five Education Inc (Canadá Intercâmbio) e Seymour Education Learning Center (Selc).
Os jovens têm idade entre 19 e 25 anos e serão acolhidos por famílias canadenses, para trocar experiências e conhecer práticas inovadoras de produção agrícola, adaptáveis à sua realidade.
O período do intercâmbio será de oito meses e meio, com início em novembro de 2024 no Brasil, modalidade online, com aulas de inglês e conclusão em setembro de 2025, no Canadá, com aulas na SELC College, e período in loco nas propriedades.
Tradição familiar
De família tradicional no agronegócio da região, Bernardo é neto do produtor Décio Teixeira, ex-presidente do Sindicato Rural de Cruz Alta. Como presidente em exercício da Comissão Jovem da entidade, ele encara a escolha como uma grande oportunidade para aquisição de experiência e troca de conhecimentos.
“O intercâmbio vai permitir conhecer novas práticas que poderão ser utilizadas em nossas propriedades rurais, mas também servirá para que divulguemos o trabalho que estamos fazendo em Cruz Alta e região", afirma.
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo- Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações