Publicada em 19/11/2024
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental em Saúde, está atuando na prevenção no controle do Aedes Aegypti. No começo do mês de novembro, os agentes de Combate às Endemias iniciaram a estratégia de BRI, que consiste na Borrifação Residual Intradomiciliar com o objetivo de diminuir a incidência do mosquito vetor da dengue e outras doenças dentro dos domicílios. A ação ocorreu na região do bairro Toríbio Verissimo.
Segundo Tamara Lorenzon, coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, o serviço irá complementar as ações de controle realizadas o ano todo. “Nosso objetivo é sempre manter a população dos mosquitos em densidade reduzida e, por ter poder residual e ser realizada em ambientes internos, pode ser adotada nas áreas urbanas, de maneira preventiva, a fim de reduzir a incidência, prevalência e morbimortalidade das arboviroses urbanas, como dengue, zika e chikungunya”, salienta Tamara.
A BRI-Aedes é uma estratégia de controle de vetores recomendada pelo Grupo Consultivo sobre Controle de Vetores (VCAG, do inglês Vector Control Advisory Group) da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan Americana de Saúde (OPAS).
Além das residências, a técnica também pode ser aplicada em locais estratégicos com grande circulação de pessoas, considerando a dinâmica das áreas urbanas, como escolas, prédios públicos, igrejas, centros comunitários e outros imóveis de interesse público cuja barreira química criada pelo inseticida residual pode proteger, além dos respectivos trabalhadores, demais pessoas que venham a circular nesses ambientes.
Tamara explica que o retorno ao ambiente tratado só poderá ser realizado a partir de 1 horas da finalização da aplicação. “Após a aplicação, permanecerá uma camada com partículas do biocida nas superfícies tratadas, portanto as superfícies que receberam tratamento não deverão sofrer limpeza úmida, para que não seja retirado o produto residual. Caso algum excesso de produto acabe se depositando no chão ou em outras superfícies não alvo, deverá ser realizada limpeza seca, de preferência com uma vassoura de pelo ou pano seco”, comenta.
Os agentes de combate às endemias também fazem um trabalho de orientação e sempre solicitam autorização para após realizar a borrifação. O profissional estará uniformizado e com a devida identificação. Para mais informações a população deve ligar para o telefone 0800 400 0126, ramal 3008.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações