Publicada em 26/11/2024
O comércio de alimentos de rua, especialmente realizado por food trucks — veículos equipados para preparo de alimentos e bebidas —, cresceu rapidamente em Cruz Alta. Esses veículos, apesar de itinerantes, costumam estacionar em pontos fixos e movimentados, principalmente à noite.
Diante disso, a Prefeitura de Cruz Alta formou um grupo multissetorial para discutir a criação de uma Lei Municipal que regulamente a atividade.
O grupo é composto pelas seguintes representações:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente: Secretário Rogério Coradini Oliveira;
Secretaria de Planejamento e Finanças: Marcos Hendges (diretor de Receitas) e Jorge Marcelo Moraes (coordenador de Posturas);
Secretaria de Saúde: Tamara Lorenzon (coordenadora de Fiscalização Sanitária);
Secretaria de Obras: secretária Bárbara Nogueira e Ana Teixeira (coordenadora do Departamento de Trânsito).
Entre os pontos discutidos estão: horários de funcionamento, ocupação de solo, locais permitidos, desobstrução de vias públicas, limpeza, higienização, energia elétrica, segurança, impacto no trânsito, acesso a banheiros e regularização de alvarás.
Para o secretário Rogério Coradini, a regulamentação busca equilibrar os interesses dos empreendedores, moradores e motoristas. “Essa legislação será um grande avanço, promovendo o bem comum e atendendo às necessidades de todos”, destacou.
Mais informações, entre em contato com a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através do telefone 0800 400 0126, ramal 2053.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações