Publicada em 04/12/2024
Chegado o mês de dezembro, a Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretária de Saúde, intensificará as ações de conscientização e luta contra o HIV/AIDS. O Serviço de Atendimento Especializado de DST/AIDS chama atenção da população sobre a importância da Campanha do “Dezembro Vermelho”, onde as Estratégias de Saúde da Família estão enfeitadas com o laço vermelho e disponibilizam testes rápidos.
Para a coordenadora do SAE, Ângela Garlet, a prevenção à HIV/AIDS é a melhor forma para erradicar a doença. “Usar camisinha em todas as relações é o método mais eficaz de prevenção não apenas à HIV/AIDS como as demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis, gonorreia e alguns tipos de hepatites. Preservativos são distribuídos gratuitamente nas unidades de saúde e no SAE. "Além de usar a camisinha, é importante fazer o teste precocemente, realizando o tratamento adequado do HIV e de qualquer outra IST", comenta.
Segundo monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde e SAE, dados mostram que, em 2024 foram diagnosticados vinte e três novos casos, enquanto em 2023 foram registrados 31 casos de HIV/AIDS.
O SAE atende de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. Para mais informações, as pessoas podem contatar através do telefone 0800 400 0126, ramal 3013, ou com a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações