Publicada em 13/01/2025
Patrimônio Cultural Imaterial de Pejuçara, a Festa da Uva e do Trigo que, em 2025, chega a sua 73ª edição, será realizada nos dias 1 e 2 de fevereiro. Considerada uma das maiores da região, neste ano, a festa que é organizada pela comunidade católica, promete superar as expectativas de público.
A programação inclui a venda de iguarias da culinária italiana, como cucas e pães. Destaque para as tortas, bolos, salada de frutas e o famoso “vinho-doce”. Tudo é preparado coletivamente, com a participação de inúmeras pessoas que se disponibilizam a colaborar de forma voluntária.
A festa é uma importante tradição para a cidade de Pejuçara e a região. O evento reúne milhares de pessoas para celebrar as culturas da uva e do trigo, que são importantes para a economia local.
SOBRE A FESTA DA UVA
A história da Festa da Uva e do Trigo tem sua origem a cultura italiana, a cooperação, a religiosidade e a fé cristã. Tudo começou no ano de 1952, através da iniciativa do Padre Vendelino Bender, do Pároco José Spoenlein e de um grupo de pessoas ligadas a agricultura, comércio e indústria. O motivo principal era a demolição da velha Igreja, que apresentava rachaduras e outras depreciações, e a construção de uma nova. Estava desta forma iniciada uma caminhada de trabalho, doação e perseverança.
Concluída a demolição, a pedra fundamental foi lançada em 23 de dezembro de 1951, e um mês depois, em janeiro de 1952, era realizada a 1ª Festa da Uva e do Trigo.
A realização da Festa da Uva e do Trigo há mais de sete décadas, é motivo de orgulho para os voluntários da Paróquia São José, que preparam mais uma edição.
Com informações da Prefeitura de Pejuçara
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações