Publicada em 22/01/2025
Em preparação às novidades do ano letivo de 2025, com a expansão de mais 90 escolas da Rede Estadual que começarão a modalidade do Ensino Médio em Tempo Integral, a Secretaria da Educação (Seduc) está promovendo a Formação Inicial Ensino Médio em Tempo Integral.
O evento segue até sexta-feira (24), no Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre. A escola, que também passará a ser de turno integral em 2025, é referência histórica no Estado, tendo sido o primeiro local de formação de professores normalistas.
Cerca de 360 diretores e vice-diretores das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) do Rio Grande do Sul participam de atividades formativas, que envolvem palestras, momentos de acolhimento e trocas de experiências. Durante esta semana, equipes formadas por servidores de todas as subsecretarias da Seduc realizam encontros com os gestores para tirar dúvidas sobre os procedimentos e esclarecer questões sobre como funcionará o processo de transição das escolas.
A programação reúne tanto diretores das 90 escolas que aderiram recentemente ao Ensino Médio em Tempo Integral quanto aqueles que já atuam nesse modelo, promovendo uma rede de aprendizagem em que os participantes aprendem com as vivências uns dos outros.
A formação também representa a primeira onda de um processo contínuo de capacitação para as escolas do Ensino Médio em Tempo Integral, que se estenderá ao longo do mês de fevereiro.
A secretária-adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, esteve presente na formação, onde deu as boas-vindas aos participantes durante a abertura das atividades. Ela destacou o impacto positivo nas escolas que adotam o modelo. “São muitas mudanças, como os coordenadores de área, a questão das 40 horas, os novos componentes curriculares, ou seja, são transformações que mexem com o dia a dia, mas começamos a colher os frutos em pouco tempo. Acreditamos no Tempo Integral, sabemos que ele é o melhor para os nossos jovens”, reforçou. “É o nosso compromisso, enquanto Seduc, garantir todo o suporte para os diretores que irão implementar o modelo”, acrescentou.
A coordenadora do Núcleo de Educação Integral da Seduc, Ana Carolina Melos, explicou que o modelo de Ensino Integral traz uma série de benefícios que são visíveis na rotina escolar. “A gente não está falando apenas de uma escola onde os estudantes ficam nove horas por dia. Estamos falando de uma proposta pedagógica totalmente diferente, que coloca o estudante e seu projeto de vida no centro. Para que isso aconteça, precisamos formar gestores e toda a equipe escolar para que eles estejam preparados para implementar tudo isso”, disse Ana.
Além disso, ela ressaltou que o evento foi pensado para atender às necessidades de escolas que estão em diferentes fases do processo de implementação do Ensino Médio em Tempo Integral. “Há escolas que já participam do programa desde 2017, que estão revisando suas práticas, enquanto outras estão chegando agora, em um momento de grande introdução do modelo. Todo o projeto pedagógico muda, então nós iniciamos esse alinhamento sempre pelos líderes das equipes diretivas, os diretores e vice-diretores”, afirmou.
Escolas de Tempo Integral 9ª CRE
Na região da 9ª Coordenadoria de Educação, que compreende 11 municípios, o tempo integral em 2024, esteve presente em quatro escolas:
- EEEM Profª Maria Bandarra Westphalen / Cruz Alta
- EEEB Venâncio Aires / Cruz Alta
- EEEM Castelo Branco / Salto do Jacuí
- EEEB Leopoldo Meinen / Fortaleza dos Valos
Para o ano letivo de 2025, que inicia em 10 de fevereiro, o Tempo Integral foi ampliado para mais duas escolas:
- EEEM Dom Antônio Reis / Cruz Alta
- IEE Edmundo Roewer / Ibirubá
Com informações e imagens - 9ª CRE
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações