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Duas escolas da 9ª CRE são selecionadas para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Publicada em 28/01/2025

  • Escolas da 9ª CRE têm projetos selecionados para o Programa Parlamento Juvenil

As alunas Isadora da Costa Nunes, do Instituto Miguel Calmon de Salto do Jacuí, e Mikaella Werner Menezes, da Escola Menino Deus de Quinze de Novembro, foram selecionadas no Programa Parlamento Juvenil do Mercosul.

A iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM) e do Ministério da Educação (MEC), em conjunto com as Secretarias de Educação do país, tem o objetivo de fomentar a participação cidadã e a conscientização política entre os jovens, oferecendo um espaço democrático para que os estudantes se tornem protagonistas em discussões sobre políticas públicas como educação, trabalho, direitos humanos e integração regional.

Durante o programa, os participantes selecionados terão a chance de debater propostas em sessões que simulam o funcionamento do Parlamento, além de poderem interagir com autoridades e especialistas em diversas áreas, fortalecendo a voz da juventude nas esferas de decisão e promovendo uma cultura de diálogo e colaboração entre os países membros e associados do bloco.

Para participar, as estudantes precisam apresentar um projeto de autoria própria (com a orientação de um professor) focado no estímulo à participação juvenil no ambiente escolar. Nessa edição, o tema dos projetos no PJM será “Integração regional e as mudanças climáticas”.

Para a professora orientadora do Instituto Miguel Calmon, Dahiane Michel, o projeto contribui também dentro do espaço escolar, através do debate de ideias entre os alunos.

“Nosso projeto é a Celebração de culturas: feira das etnias na escola, e está ligado a um dos eixos temáticos do programa Direitos Humanos. Sabendo que a formação do município de Salto do Jacuí é essencialmente baseada na miscigenação de diferentes etnias e culturas, o objetivo do projeto é promover o conhecimento sobre as diversas etnias formadoras de nossa cidade”. Explicou a professora.

A Professora orientadora Rosineide Beatriz Schwantes e a Vice-diretora, Vania Ruppenthal Fruhling, da Escola Menino Deus, explicam o projeto classificação.

“Nosso projeto Brincando com o Meio Ambiente: Reaproveitamento de Materiais para Educação Sustentável - surgiu com a necessidade de reduzir o desperdício de materiais e promover a conscientização ambiental nas escolas. Também estamos desenvolvendo habilidades criativas e motoras, com a criação de jogos pedagógicos de apoio, e brinquedos sustentáveis”, comentou a Vice-diretora.

ETAPAS

Após o processo de avaliação dos projetos e o período de votação, os estudantes eleitos participarão de um curso de formação em Brasília, em julho de 2025, onde serão capacitados para atuar como parlamentares juvenis. Ao final do curso, serão definidos um titular e dois suplentes por estado, que irão representar o Brasil na etapa internacional do PJM, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu.

O curso prevê o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, construção de argumentação e cidadania responsável, competências alinhadas também à matriz do Enem.


Com informações da 9ª CRE

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