Publicada em 20/02/2025
Em reunião promovida pelo Deputado Estadual Rafael Braga, entre o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Empreendedorismo e Inovação de Cruz Alta, Rogério Coradini Oliveira, e o Presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental - FEPAM, Renato das Chagas e Silva, foi reafirmado o Convênio Mata Atlântica para licenças ambientais de empreendimentos locais.
A reunião também contou com a presença do vereador José Henrique Westphalen, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Cruz Alta. O Convênio Mata Atlântica é um Termo de Cooperação entre a SEMA/FEPAM e o município de Cruz Alta que delega competência para gestão e o licenciamento local de manejo da vegetação nativa, mediante contrapartidas do município na preservação e promoção do Bioma Mata Atlântica.
Segundo o secretário Rogério Coradini de Oliveira, a conquista do Convênio é de extrema importância pois agiliza e desburocratiza licenças ambientais de atividades que exigem manejo e supressão de vegetação para construção de barragens, sistemas de irrigação agrícola, intervenções em Áreas de Preservação Permanente – APP, loteamentos e condomínios residenciais e formalizações de Projetos de Recuperações de Áreas Degradadas. Hoje nossa cidade é a capital gaúcha da irrigação agrícola mecanizada e está intensificando a atividade econômica, consequentemente temos mais empreendimentos rurais, empresas comerciais e industriais na área urbana além de mais loteamentos para atender a população que voltou a crescer.
“Precisamos ser mais dinâmicos e menos burocráticos no atendimento de nossos empreendedores e cidadãos que aqui permanecem ou que aqui vem morar, também é de extrema importância a decisiva articulação junto ao Deputado Estadual Rafael Braga”, destaca o secretário.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações