Publicada em 31/03/2025
Habilitado desde 2004, O HSVPCA realiza a captação de múltiplos órgãos e conta sempre com o apoio da equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e tecidos (CIHDOTT), bem como vários outros profissionais da instituição e da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde.
A CIHDOTT atua desde o diagnóstico de morte encefálica até o enceramento do processo de captação de órgãos, prestando apoio e acompanhamento à família. A captação foi realizada por equipe encaminhada pela Central de Transplante do Estado.
O ato generoso altruísta da família enlutada, mesmo em um momento de profunda dor e tristeza, possibilitou salvar outras vidas e oportunizou a captação de rins, fígado e córneas. Os órgãos foram encaminhados aos receptores cadastrados na fila única de transplantes pela central de transplantes.
Vale ressaltar que é necessária a autorização da família para a realização da doação de órgãos. Mesmo que o paciente potencial doador tenha manifestado em vida o seu desejo, até mesmo tenha feito o registro dessa vontade através da AEDO (Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos), é a família que autoriza a doação. Sendo assim, é muito importante manifestar essa vontade aos seus familiares em vida.
É importante destacar que os protocolos clínicos a serem seguidos nos casos da doação de órgãos são criteriosos e essenciais, tendo início a partir da confirmação da morte encefálica do paciente, seguindo todo um cronograma de atividades até uma doação efetiva.
A equipe da CIHDOTT do HSVPCA conta com o suporte técnico e qualificado da equipe multiprofissional da Unidade de Terapia Intensiva e do Bloco Cirúrgico.
Doar é um ato de AMOR e salva muitas vidas. Para doar, basta você querer e sua família saber.
Com informações do Hospital São Vicente de Paulo
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações