Publicada em 03/04/2025
Com objetivo de promover a consciência cidadã e ensinar a importância da educação fiscal desde a infância, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Serra Pereira trabalha semanalmente a Educação Fiscal com os alunos do 4º e 5º anos. A atividade foi incluída como componente da disciplina de Matemática, a partir da atualização dos PPPs e inseridos no Regimento Escolar.
A atividade que ocorreu na segunda-feira (31), foi conduzida pelas professoras Helena Kohn Ritter e Berenice Rodrigues Bueno, com o tema "Educação Fiscal é um Serviço de Cidadania" e contou com a exibição do vídeo "Que Nem Gente Grande". O material audiovisual ilustra, de maneira lúdica e divertida, a importância dos documentos fiscais e o papel do cidadão na solicitação da nota fiscal em compras.
O Programa de Educação Fiscal é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento e a Secretaria Municipal de Educação, o qual tem perspectivas de expansão para outras escolas do município. A iniciativa tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância dos impostos, buscando estimular o pensamento crítico dos alunos sobre tributação e cidadania, formando futuras gerações mais conscientes sobre a arrecadação de impostos e sua destinação para o bem comum.
A iniciativa faz parte do Programa de Integração Tributária (PIT), do Governo Estadual. Criado pela Lei nº 12.868, de 18 de dezembro de 2007, o PIT tem como objetivo fomentar a colaboração entre Estado e municípios na fiscalização e arrecadação do ICMS, incentivando práticas educativas e institucionais.
Com essa ação, a Administração Municipal reafirma seu compromisso com a formação cidadã das novas gerações, preparando-as para um futuro mais consciente e participativo.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações