Publicada em 03/04/2025
A Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia oficialmente na próxima segunda-feira, 07 de abril, a vacinação contra Influenza (gripe). Os grupos prioritários poderão se vacinar em todas as salas de vacinas do município: Centro de Saúde da Mulher e da Criança, ESFs Santa Rita, Vila Nova, Brum, São Genaro, Benjamin Nott (terças e sextas-feiras), Centro, Lizabel, Toribio Veríssimo, Alvorada e Jardim Primavera. O horário de aplicação acontecerá das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
A expectativa é imunizar 90% do público-alvo, que são os grupos prioritários, o que equivale a 31.217 pessoas. O maior número é de idosos, com 12.540, seguido de crianças, com 4942. A novidade deste ano é que a vacina contra a gripe agora faz parte do calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (60+), onde a vacina estará disponível em todas as salas de vacina ao longo do ano, não apenas em campanhas sazonais, tornando-se permanente a proteção para esses públicos.
Segundo a SMS, a ampliação dos locais de vacinação se dará conforme o recebimento de mais doses. Neste primeiro momento, teremos doses em todas as salas de vacinas do município.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos a seguir:
Crianças a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade;
Gestantes
Puérperas
Idosos com 60 anos ou mais de idade
Povos Indígenas e Populações Quilombolas
Pessoas em situação de rua
Trabalhadores da saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)
Professores de todos os níveis
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Profissionais das forças armadas
Caminhoneiros
Pessoas com deficiência permanente
Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e caminhoneiros
População privada de liberdade e funcionários do sistema de prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
Trabalhadores dos correios e portuários.
SOBRE A VACINA TRIVALENTE
A vacina usada na campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-Victoria-H1N1, A-Croatia-H3N2 e B-Austria). A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19. Para mais informações, procure a sua unidade de saúde mais próxima.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações