Publicada em 17/04/2025
Mais de 2,5 mil toneladas de pescado devem ser comercializados em todo o Estado durante a Semana Santa. A estimativa é uma projeção da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e foi divulgada nesta terça-feira, dia 15. O volume representa uma movimentação de aproximadamente R$ 62,1 milhões até a celebração da Páscoa, no próximo domingo, dia 20 de abril.
De acordo com o levantamento, até a celebração da data religiosa, estão previstas a realização de 3.957 eventos de comercialização. Feiras urbanas, propriedades rurais, sistemas pesque-pague, residências de pescadores e pontos de venda em áreas litorâneas e ribeirinhas são alguns exemplos.
A Emater/RS-Ascar e a SRD apontam no documento que as propriedades rurais concentram o maior número de iniciativas para as vendas, totalizando 1.406; seguidas por ações em residências de pescadores, com 1.528; e feiras urbanas outras 267.
A apuração divulgada também detalha que a maior parte do pescado comercializado será proveniente de cultivo, com estimativa de 1.972.823 quilos. Oriundo de captura em água doce serão em torno de 314.703 quilo e de água salgada e estuarina outros 244.555 quilos.
Conforme a Emater/RS-Ascar e a SRD, o preço médio estimado por quilo é de R$ 25,59. De acordo com o levantamento serão disponibilizados aproximadamente 231 gramas de peixe por habitante, considerando a população gaúcha de 10.945.217 pessoas.
A apuração faz parte do trabalho permanente desenvolvido pela Emater/RS-Ascar e pela SDR junto aos produtores rurais. É realizada desde 2009 e serve de base para orientar políticas públicas, fortalecer a cadeia produtiva da piscicultura e assegurar o abastecimento de pescado de qualidade durante um dos períodos de maior demanda do ano.
Com informações da Emater/RS-Ascar/Foto- Cleuza Noal Brutti
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações