Publicada em 26/04/2025
A Prefeitura de Cruz Alta realizou, na última semana, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores, uma reunião com os representantes do setor de food trucks que atuam no município. O encontro teve como objetivo alinhar diretrizes para a criação de uma regulamentação específica, garantindo que este setor da economia local funcione de forma organizada, segura e dentro das normas estabelecidas.
Além de ser uma necessidade identificada pelo município, a regulamentação atende também a uma solicitação do Ministério Público, que reforça a importância de normatizar o uso dos espaços públicos e assegurar condições adequadas de funcionamento para esse tipo de atividade.
Atualmente, Cruz Alta conta com mais de 15 food trucks em atividade, que geram emprego e renda. Por isso, é fundamental estabelecer regras claras para o uso do espaço urbano, segurança das vias, horários de funcionamento e boas práticas sanitárias.
Durante a reunião, foram definidos os seguintes pontos:
• O horário de funcionamento dos food trucks será das 18h às 7h30. Fora desse período, os veículos não poderão permanecer estacionados nos locais de atuação;
• Os food trucks deverão se posicionar sempre nas laterais das vias, ficando proibida a ocupação da parte central das ruas;
• Para garantir o bom fluxo de pedestres e a segurança no trânsito, cada food truck poderá dispor de até três mesas de tamanho padrão.
A Vigilância Sanitária do município irá oferecer um curso específico de boas práticas na manipulação e preparação de alimentos, contribuindo para a qualificação dos profissionais do setor.
Estiveram presentes na reunião a prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rogério Coradini, e a coordenadora da Vigilância Sanitária e Ambiental, Tamara Lorenzon.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações